Ação Pastoral » Pastorais » Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Ao longo de quase três décadas, a entidade ganhou importância e reconhecimento da sociedade. A Pastoral da Criança participa de várias instâncias de decisão sobre políticas públicas, e em vários níveis de governo, como os conselhos de saúde, direitos da criança e do adolescente, assistência social e segurança alimentar.

Uma das principais metas da Pastoral da Criança em nossa Diocese é aumentar o número de líderes e crianças. Em quase todas as Paróquias estão sendo promovidas Capacitações de Novos líderes. A formação repassa noções básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania e muito amor, preparando as líderes para as três principais atividades da pastoral: visita domiciliar, celebração da vida (pesagem) e reunião mensal para reflexão e avaliação.

Coordenador diocesano: Ir. Graça Maria Alves.